Cabo Delgado: Ruanda ataca base terrorista em Macomia

As Forças de Segurança de Ruanda (RSF) lançaram uma ofensiva contra insurgentes apoiados pelo Estado Islâmico na costa do distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado, na terça-feira, segundo fontes locais.

Testemunhas dizem que houve tiroteio e pelo menos dois helicópteros sobrevoaram as posições (bases) de insurgentes nas vilas de Quiterajo e Mucojo. A mesma zona pode estar a ser habitada por civis.

Mucojo estava em chamas e os insurgentes estavam espalhados em desordem enquanto as tropas ruandesas atacavam do norte através das florestas de Mocímboa da Praia, de acordo com moradores de Mucojo que falaram ao Zitamar em condição de anonimato.


O Estado Islâmico afirmou ter entrado em confronto com patrulhas navais ruandesas perto da vila costeira de Crimize na quarta-feira.


Uma fonte local relatou que a marinha enfrentou seis insurgentes que fugiam de Mucojo, forçando-os a recuar. As forças de segurança estavam atacando principalmente durante o dia, acrescentou a fonte.

As forças de segurança montaram um cordão de isolamento ao sul de Mucojo e impediram que os moradores viajassem para a costa.

A RSF expandiu sua ofensiva ontem para a floresta de Katupa, mais para o interior de Macomia.

Os insurgentes usaram posições na floresta de Katupa e ao longo da costa de Macomia como postos de preparação para grandes ataques recentes, incluindo a ocupação da cidade de Macomia e o ataque a Mbau em Maio, bem como vários outros ataques a aldeias no distrito de Mocímboa da Praia.

Bernardino Rafael, comandante da polícia moçambicana, visitou esta semana os distritos de Macomia e Mocímboa da Praia e a cidade de Pemba, e apelou à população local para cooperar com as forças de segurança no combate à insurgência. (Zitamar)

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.