Maputo pode estar na rota de conexão de droga aprendida em avião na Guiné Bissau


 As autoridades policiais da Guiné Bissau apreenderam no sábado uma aeronave transportando várias toneladas de drogas. Isto foi graças a uma denúncia que, entretanto, fazia referência a duas avionetas. Por algum motivo se disse que as mesmas desviaram a rota e que não mais fariam um pouso técnico em Bissau.

Mas como já se sabe, uma das aeronaves desceu ao solo guineense e foi apreendia. Cinco pessoas, descritas como altamente robustas e com preparo militar para reação em força e salto em paraquedas foram detidas. E, sobre a segunda aeronave, uma fonte citada pelo jornal Dossiers e Factos, revelou que os cidadãos detidos informaram à Polícia Judiciária (PJ) que a mesma estava a caminho de Maputo.


Ainda não foi apurado facto que se alega, e suspeita-se de tratar de uma táctica dos traficantes de drogas para despistar as investigações das autoridades.


As desconfianças sobre se, de facto, a referida aeronave “desaparecida” tenha escalado Maputo prende-se com as características do destino, que são diferentes das zonas desérticas da Guiné Bissau e do Sahel. Estas áreas parecem facilitar o baldeamento de drogas, algo “incentivado” pela degradação político-militar na região.


Por outro lado, suspeita-se, para já, que existam entidades de alto escalão na Guiné-Bissau envolvidas no esquema de tráfico de drogas. Houve vozes superiores que impediam que as quantidades de cocaína fossem retiradas do avião e guardadas nos armazéns da PJ.

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.