Uganda: Líder da oposição baleado pela polícia durante protestos
O líder da oposição no Uganda, Robert Kyagulanyi Ssentamu, mais conhecido por Bobi Wine, foi baleado pela polícia local, em meio a protestos, próximo da capital Kampala. Registaram-se confrontos entre os manifestantes e a polícia durante os protestos.
A Plataforma de Unidade Nacional declarou que as forças de segurança “atentaram contra a vida de Wine” e anunciou que Wine, – que além de ser cantor é político – foi baleado na perna e gravemente ferido em Bulindo, no distrito de Wakiso.
O porta-voz do NUP, Joel Ssenyonyi, disse que os exames de raios X mostraram que “havia alguns fragmentos de uma botija de gás lacrimogéneo incrustados na perna de Bobi Wine”.
O político deverá ser submetido hoje a uma cirurgia para remover os fragmentos.
A polícia do Uganda disse que Wine foi aconselhado a não participar na arruada, depois de ter ido a um evento privado em Bulindo, mas que este “insistiu em avançar e fechar a estrada, o que levou à intervenção da polícia”.
Os agentes da polícia presentes no local afirmam que Wine tropeçou ao entrar no veículo, causando os ferimentos, enquanto Kyagulanyi e a sua equipa afirmaram inicialmente que tinha sido baleado.
Wine, de 42 anos, antigo humorista antes de ser eleito para a Assembleia Nacional em 2017, concorreu à presidência do Uganda em 2021, mas perdeu para o actual Presidente, Yoweri Museveni, numas eleições que considerou terem sido fraudulentas.
Sem comentários
Deixe seu comentário