Cabo Delgado: Funcionários denunciam desvio de 14 milhões meticais para apoiar vítimas de terrorismo


 Funcionários da Direcção Provincial de Agricultura e Pescas em Cabo Delgado submeteram ao Gabinete de Combate à Corrupção na província uma carta-denúncia sobre o desvio de milhões de meticais, ocorrido entre finais de 2023 e início de 2024.

O valor, segundo o Notícias que teve acesso ao documento, estava direccionado para assistência de emergência às vítimas de terrorismo na província.

Os cabecilhas do esquema seriam Director Provincial da Agricultura e Pesca, Daudo Ussahale, e o Chefe do Departamento de Pescas e Aquacultura, Rachade Amade. O grupo inclui outros funcionários das áreas de Planicação e Finanças, UGEA e membros do júri, nomeadamente Tony Naetaene, Cafur Luís, Pedro Clemente, Francisco Iahaia, Artur Jerónimo e Abdul Sale.

O esquema envolve uma empresa que ganhou um concurso para a aquisição de motores de embarcações e insumos para pescadores. A empresa Icbar Haidar Ali deveria fornecer 108 motores, mas forneceu apenas 56. Os 52 motores em falta correspondem, precisamente, a 13,4 milhões de meticais.

Ussahale disse ao Notícias que, no lugar de adquir motores, o valor foi utilizado para a aquisição de outros insumos. Mas também, teme que a denúncia seja do conhecimento dos doadores que podem cortar as doações.

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.