PGR notifica Venâncio Mondlane


 A Procuradoria Geral da República (PGR) notificou o político e ex-candidato presidencial Venancio Mondlane para ser ouvido em declarações na manhã da próxima segunda-feira.

Ele deverá se pronunciar em relação aos processos instaurados contra si no âmbito das manifestações pós-eleitorais entre 2024 e 2025.

Mondlane é acusado de incitamento à violência e desobediência colectiva no âmbito das manifestações consideradas ilegais que comandou a partir do exílio.

Recorde-se que através do Comunicado de Imprensa número 12̸PGR̸GCI̸012.3̸2024, o Ministério Publico intimou uma vez mais, Venancio Mondlane a abster-se de práticas que violam a constituição, legislação eleitoral e demais normas.

O órgão sublinhou também que a intimação resulta da reiterada onda de agitação social, desobediência pública, desrespeito aos órgãos do Estado, incitação à violência e desinformação perpetrada pelo antigo candidato, nos comícios, redes sociais e demais plataformas digitais.

Recorde-se que a quando do seu retorno a Moçambique, a 09 de Janeiro, depois de quase três meses a comandar protestos, entre outros, Mondlane explicou que estava disposto a comparecer em sede de justiça para responder às acusações.

Entretanto, na manhã de hoje, Venâncio Mondlane saiu do país. Na quarta-feira, a polícia disparou contra populares que o seguiam nos subúrbios da cidade de Maputo. A assessoria de Mondlane acusou a Polícia da República de Moçambique de o tentar assassinar. A PRM refutou.

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.