Trump suspende ajuda militar dos EUA à Ucrânia


 O presidente Donald Trump ordenou na segunda-feira uma “pausa” na assistência dos EUA à Ucrânia, enquanto tenta pressionar o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy a se envolver em negociações para encerrar a guerra com a Rússia.

A medida ocorre poucos dias após uma desastrosa reunião no Salão Oval, na qual Trump e o vice-presidente JD Vance criticaram Zelenskyy pelo que consideraram uma gratidão insuficiente pelos mais de US$ 180 bilhões que os EUA destinaram para ajuda militar e outras assistências a Kiev desde o início da invasão russa em 24 de Fevereiro de 2022.

Um funcionário da Casa Branca disse que Trump está focado em chegar a um acordo de paz e quer Zelenskyy “comprometido” com esse objetivo. O funcionário acrescentou que os EUA estavam “pausando e revisando” sua ajuda para “garantir que ela esteja contribuindo para uma solução”. O funcionário falou sob condição de anonimato para discutir a assistência.

A ordem permanecerá em vigor até que Trump determine que a Ucrânia demonstrou comprometimento com as negociações de paz com a Rússia, disse a autoridade.

A interrupção da ajuda militar ocorre cerca de cinco anos depois de Trump ter suspendido a assistência autorizada pelo Congresso à Ucrânia, enquanto tentava pressionar Zelenskyy a iniciar uma investigação sobre Joe Biden, então candidato presidencial democrata. O momento levou ao primeiro impeachment de Trump

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.