Vodacom acusada desviar mais de 400 mil meticais da conta de operador de criptomoeda
Um jovem operador de criptomoeda acusa a rede de telefonia móvel, Vodacom, de sacar indevidamente, mais de 400 mil meticais da conta móvel associada ao contacto de telefone.
A denúncia foi apresentada ao Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD) pelo jovem Cleiton, e, conforme contou, a empresa Vodacom suspendeu os serviços do seu número de cartão de telefone. A alegação foi de ele ter recebido fundos de proveniência ilícita, mas a empresa não apresentou as provas.
“A Binance está registada nos Estados Unidos. Eu ganho lucros através de anúncios. Crio anúncios na Binance e faço a venda de dólares. Ganho lucros através disso” explicou.
A suspensão dos serviços telefónicos do número ocorreu em Fevereiro deste ano, disse. Nessa altura havia 448,294 meticais associados ao contacto. Mas, para a surpresa do jovem, quando o número voltou ao funcionamento regular, o valor já havia sido retirado.
Ele conta que a Vodacom solicitou uma declaração da origem dos valores. Os documentos foram apresentados ao sr. Jorge Silvino. “Até então o valor ainda não foi restituído na conta” disse.
Recordou que o valor sumiu da conta após o segundo bloqueio do número. Da primeira vez, em Janeiro, a empresa de telefonia o teria solicitado para dirigir-se a uma esquadra e justificar a origem do valor. Nesse dia, quando o número foi desbloqueado, o valor ainda estava na conta.
Na verdade, tanto o jovem quanto pai desconfiam de existir um esquema de cobertura entre os funcionários da Vodacom. Isto decorre do facto de o extrato dos movimentos na conta ter sido efectuados várias vezes, em diferentes locais.
Estamos nisto desde janeiro. A Vodacom deu-nos o extracto. Vimos que o valor foi levantado em vários sítios e não está retido na Vodacom. Acho que se estão a encobrir entre colegas. Até hoje não restituíram o valor” disse o pai do operador de criptomoedas.
Eles dizem estar atrás do processo há mais de três meses, e que o sr. Jorge Silvino tem justificado o encaminhamento do processo para departamentos errados.
Através de uma mensagem enviada para o contacto telefónico de Cleiton, a Vodacom indicou que “o processo com a referência 13461749 ainda está em fase de resolução. Por favor, aguarde”
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