“Desonesto, bipolar e com dupla personalidade” – diz Venâncio Mondlane sobre Daniel Chapo

O político, Venâncio Mondlane, acusa o Presidente da República, Daniel Chapo, de faltar com a honestidade intelectual relativamente sobre ambos ter alcançado acordos visando a estabilização do país.

Mondlane e Chapo já mantiveram dois encontros, este ano – um em 23 de Março e outro a 20 de Maio. Esta semana, Daniel Chapo disse, em entrevista à imprensa portuguesa, não ter havido qualquer acordo com Mondlane. Este classificou os pronunciamentos do PR de desonestos.

“A mim deixa embasbacado. Nunca imaginei que fosse possível, e com este nível de responsabilidade e exposição pública que temos, haver tamanha desonestidade intelectual” começou por dizer Mondlane, numa entrevista à DW.

Recordo que, no primeiro encontro, ficou acordado a eliminação dos focos de violência no país, amnistia para as pessoas detidas no âmbito das manifestações, assistência aos feridos e hospitalizados, e indemnização às famílias enlutadas no mesmo contexto.

“Sobre esses pontos houve acordos” frisou, referindo ter havido testemunhas de reconhecido mérito, entre eles o veterano da Frelimo – o partido de Chapo – Óscar Monteiro.

Mondlane reconheceu, entretanto, não ter havido formalidades na firmação dos acordos.

Venâncio Mondlane, entrevista à DW 1
Reprodutor de áudio
00:00
00:00

O político acusou o PR de não responder as suas tentativas de comunicação para corrigir os obstáculos que impedem o cumprimento das linhas do acordo. Mas também referiu que Chapo não cumpriu o acordo de, logo a seguir ao primeiro encontro, comunicar ao público as decisões alcançadas.

“A única pessoa, de que há registos que fez essa comunicação, fui eu. E tudo o que tinha a ver com manifestações, a população, a partir do dia em que eu fiz a comunicação, está absolutamente controlado” recordou.

Para Mondlane, a postura de Daniel Chapo o leva da considerar que, aparentemente, o Chefe de Estado padece desvios de ordem psíquica.

Reprodutor de áudio
00:00
00:00

Apesar disso, Mondlane adiantou que o seu grupo de apoio está disponível para continuar com o “roteiro da paz”.

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.