Deputados da RENAMO denunciam pressão para abandonar Assembleia Municipal

Deputados da Assembleia Municipal da Autarquia da Matola pela bancada da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) denunciaram à imprensa uma pressão interna para abandonar os cargos a fim de ceder os lugares para quem, no partido, apoia Ossufo Momade.

Nove dos 32 deputados da RENAMO foram comunicados, ontem, por via de uma mensagem enviada pelo relator da banca a anunciar a aceitação de uma carta de pedido de renúncia.


“Outrossim, importa salientar que os mesmos deixaram de ser membros da Assembleia Municipal desde o dia 16 de Julho de 2025” disse uma membro do partido ao ler a mensagem enviada pelo relator.


Entretanto, os visados alegam que do suposto documento é falso e que as suas assinaturas foram falsificadas.


“[Ontem reunimos] e percebemos que nenhum de nós assinou a tal dita renúncia. Então, acordamos em vir hoje para aqui [Assembleia Municipal] para perceber da instituição se essa informação constitui verdade ou não. Se há um documento, então eles falsificaram as nossas assinaturas” disse, notando que, habitualmente, “a renúncia é feira individualmente”.


Ela adiando que caso se confirme a veracidade da informação, os membros vão solicitar explicações à mesa da Assembleia Municipal, instituição que não convocou os visados para inteirar-se da situação.


“Quais são as razões que levam eles a terminar o nosso mandato antes de 2028? Fomos eleitos, não nomeados, por milhares de pessoas” disse.


O regimento da Assembleia Municipal prevê a perda de mandato para o deputado que faltar em cinco sessões plenárias. “Nunca faltamos a nenhuma sessão”.

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.