Enfermeiro denuncia soberba dos médicos: “olham para nós como empregados”
Enfermeiros denunciaram ao Ministro da Saúde a má postura ética e deontológica de médicos perante aquela classe de profissionais, hoje, em Maputo.
“Somos pisados, humilhados, além de mais, os médicos olham para nós como empregados. Isto fere-nos bastante. Eu, que sou sangue novo na enfermagem, dá-me vontade de desistir, infelizmente” referiu um enfermeiro.
Os profissionais de saúde também exigiram progressão de carreira.
“Sr. Excia, Ministro, pedimos ir à escola, e que não sejamos descontados. Merecemos. Enquanto vamos à escola, precisamos desse dinheiro para nos alimentarmos em casa” disse outra enfermeira
Ussene Isse referiu que as preocupações já estão a ser tratadas pelo Executivo.
Por outro lado, o titular da pasta da saúde instou aos enfermeiros para pautem por um atendimento humanizado nas unidades sanitárias.
“Atender à população moçambicana com amor, carinho, simpatia, respeito, humildade, saber ouvir o doente, deixar o doente colocar o seu problema. Às vezes o doente chega ali e está a mexer no telefone. Está a ouvir música” condenou.
Mas também, apelou à vigilância para travar o roubo de fármacos nos hospitais.
“Peço também a vossa ajuda no controlo de roubo de medicamentos. Rouba-se muito medicamento nos hospitais. Quando olhamos para o que o Estado compra, os medicamentos chegam para todos, até sobra. Mas quando o medicamente chega ao hospital, em menos de 15 dias desaparece tudo” apelou.
Para Isse, a adopção dessas medidas vão devolver a confiança dos utentes nos serviços nacionais de saúde.

Sem comentários
Deixe seu comentário