ESPANTO NACIONAL: “NOVO” AVIÃO DA LAM FALHA TRÊS DIAS SEGUIDOS

Um cenário digno de espanto e indignação tem marcado os primeiros dias de operação do tão anunciado “novo” avião das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM). A aeronave, adquirida recentemente por 6 milhões de dólares, revelou-se um verdadeiro enigma: em apenas três dias consecutivos, registou falhas técnicas graves que colocaram em causa a sua fiabilidade.

Na madrugada de quinta-feira (21), o avião ficou retido por mais de uma hora no aeroporto de Tete, depois de problemas no sistema de navegação VOR. O episódio deu sequência a uma série de avarias: na quarta-feira, a mesma aeronave já havia apresentado falhas no trem de aterragem, obrigando a reprogramar voos em duas ocasiões diferentes.

O que mais causa perplexidade é o histórico desta aquisição. Segundo o Canal Moz, o mesmo modelo já tinha sido rejeitado pelas administrações anteriores da LAM, que consideraram o seu estado inadequado. Curiosamente, na época, o aparelho fora oferecido em regime de “lease & buy” por apenas 1,5 milhão de dólares. Hoje, o mesmo avião custou quatro vezes mais ao erário público.

A situação lança uma sombra sobre a gestão da transportadora nacional e levanta sérias dúvidas: como é possível que um investimento tão elevado resulte num avião que, em vez de trazer confiança, coleciona falhas técnicas logo nos primeiros dias?

Trata-se de um “novo” avião… ou de um “velho problema” mascarado de novidade?

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.