Governo desmente especulações sobre bloqueio da Solenta Aviation Moçambique S.A

O Executivo esclareceu, ao fechar da semana passada, que o processo de licenciamento da Solenta Aviation Moçambique S.A está em curso, desmentindo, assim, falsas informações sobre um bloqueio às suas operações no espaço aéreo moçambicano.

“Em Fevereiro de 2025, a Solenta Aviation submeteu à Autoridade Reguladora da Aviação Civil de Moçambique um processo de pedido de licenciamento para operações regulares domésticas e regionais, sendo que o processo corre os seus trâmites legais” explicou o porta-voz, Inocêncio Impissa.

Ele clarificou que a autorização está dependente da verificação da capacidade económica e financeira, “que consiste na análise administrativa, jurídica e económico-financeira, que já foi concluída”; a certificação e licenciamento “que consiste na análise técnico-profissional… que culmina com a emissão de certificado de Operador Aéreo e da respectiva licença de exploração de serviço de transporte aéreo para o exercício da actividade”; e a avaliação das políticas de transporte aéreo e seu alinhamento com o programa do Governo.

Porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa.
Reprodutor de áudio
00:07
00:29

Impissa disse que a empresa foi constituída em 2009 com objectivo de prestar serviços de aluguer de aeronaves, formação aeronáutica, manutenção de aeronaves e transporte de passageiros para o sector de petróleo e gás.

Em 2017 a Solenta Aviation Moçambique S.A firmou parceria com a FastJet, passando ambas a operar com certificados de Operador Aéreo da Solenta Aviation Moçambique S.A.

Em 2017, as companhias passaram a operar voos domésticos, de Maputo para Nampula, Pemba, Tete e Beira. E, em 2018, alargaram para rotas regionais, de Maputo – Beira – Harare, no Zimbábue.

A pandemia da covid-19 levou à suspensão das actividades das companhias em Outubro de 2019. Ainda assim, de lá a esta parte, segundo Impissa, a Solenta Aviation Moçambique opera voos não regulares, domésticos e regionais.

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.