Ministro da Agricultura envolvido em esquema de contratação pública milionária e duvidosa?

O Instituto do Algodão e Oleaginosas de Moçambique (IAOM) adjudicou um concurso público de 130 milhões de meticais à empresa Future Technologies of Mozambique, no dia 14 de Agosto de 2025, colocando o Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), Roberto Albino, na linha de conflito de interesse na contratação pública.

O IAOM é tutelado pelo MAAP. Segundo o Centro de Integridade Pública (CIP) a empresa vencedora do concurso milionário nº 35 A001641/IAOM/CP/16/2025 foi criada em 08 Abril de 2025, pela Flamingo Investimentos Lda. e o cidadão Paulo Auade Júnior, filho do antigo governador da província de Tete, Paulo Auade, quatro meses antes do lançamento do concurso. Ocorre que, o Ministro Roberto Albino se associou à Flamingo Investimentos Lda em Novembro de 2015. Ele foi Presidente do Conselho de Administração da Agência do Zambeze, em Tete, quando Paulo Auade era Governador. A Flamingo Investimentos, Limitada, é igualmente detida por membros da família Auade, respectivamente Jéssica Shannon Auade, Michela Aueto Paulo e Paulo Auade Júnior.

A Future Technologies of Mozambique venceu o concurso apesar de ter sido criada há quatro meses, sem qualificações técnicas, sem registo na base de dados dos fornecedores da UFSA e mesmo tendo apresentado a proposta mais onerosa.

Essa empresa foi criada justamente com o objecto social por que foi lançado o concurso: desenvolvimento de software agrícola, capacitação e assistência técnica, articulação com bancos, instituições públicas e parceiros estratégicos e serviços financeiros e bancários.

. A adjudicação levanta sérias suspeitas de violação da Lei de Probidade Pública (LPP) e do Regulamento de Contratação Pública. Leia mais…

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.