“Terroristas escreveram nos corpos das pessoas, mas morreram muitos…” segundo testemunha
Os terroristas em Cabo Delgado parecem estar a afrontar os discursos de segurança propalados por estruturas governamentais dando conta de segurança nos distritos da província.
Entretanto, nas últimas semanas, várias notícias sobre os ataques ocuparam os destaques dos jornais. Esta semana, o Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume demonstrou descontentamento com os recentes ataques, principalmente, em Ancuabe e Chiúre-Velho.
Falando a jornalistas, referiu que a situação obrigou ao deslocamento de cerca de 12 mil pessoas.
Algumas pessoas desceram para a província de Nampula à procura de abrigo. O Jornal Ikweli entrevistou quem viveu momentos de terror:
“Estamos a fugir luta de alshababs. Desde ao pôr-do-sol do último sábado, eles entraram na aldeia, começaram a pegar pessoas a escrever no seu corpo um valor de 100 mil meticais, como forma de cobrar. Os que não tinham eram levados, ou mesmo espancados, depois da população pedir apoio as estruturas locais, chegou um grupo de naparamas e militares, para nos socorrer, foi dai onde começou a guerra, começaram a morrer muitos alshababs” contou.
A fonte, membro de uma família de 11 pessoas que conseguiram chegar aos arredores do centro de Nampula, disse que percorreram longa distância, durante três dias, tendo feito apenas uma paragem em Namapa.
“…na zona onde estávamos em Namapa já não tinha espaço, todas casas já tinham deslocados, foi quando chegamos aqui na casa do secretário para pedir apoio” disse. Ele se encontram na unidade comunal de Nicutha, posto administrativo de Napipine, nos arredores da cidade de Nampula.
“Devido aos ataques desses terroristas, muita gente ficou grave, e foram socorridos ao hospital de Namapa estão de baixa, outros foram levados e mortos, tenho dois tios que foram torturados por esses terroristas, um foi espancado também está hospitalizado, e outro entregou 86 mil meticais e foi levado, agora não sabemos para onde foi e nem celular dele chama” acrescentou
.jpg)
Sem comentários
Deixe seu comentário