PESCADOR RESGATADO COM VIDA APÓS NAUFRÁGIO EM MBUECA

Um pescador de nacionalidade tanzaniana foi resgatado com vida pela autoridade marítima após um naufrágio ocorrido na madrugada de último sábado (04.10) nas águas do povoado de Mbueca, posto administrativo de Còbué, distrito do Lago, província de Niassa. Um cidadão moçambicano que o acompanhava continua desaparecido.

De acordo com autoridades Marítima do Niassa, o sobrevivente, identificado como Pita Yanda, de 35 anos de idade e natural da Tanzânia, foi encontrado nesta segunda-feira(06-10), dentro da sua embarcação do tipo chata a remo, por volta das 11horas, nas águas do centro de pesca de Micalanga-Mbueca. As autoridades locais confirmaram que as buscas pelo outro pescador, Cosme Ernesto Caule, de nacionalidade moçambicana, que esteve na mesma embarcação com o sobrevivente prosseguem.

Segundo o testemunho de Pita Yanda, o acidente ocorreu durante um forte mau tempo que atingiu a região entre os dias 3 e 4 de Outubro. Por volta das 03h00 da madrugada, os ventos e as ondas intensas começaram a abalar a embarcação.

Momentos antes de desaparecer, Cosme Caule teria dito ao amigo:

“Alo, eu já não estou a aguentar mais. Caso consigas chegar em terra firme, manda cumprimentos à minha família e às minhas filhas, dizendo que estive contigo e não consegui salvar desta.”

Yanda afirmou que ambos lutaram para manter o controlo da embarcação, mas o companheiro acabou por desistir, exausto, enquanto ele resistiu até ser resgatado.

De acordo com fontes locais, a equipa de busca e salvamento que esteve no terreno já regressou para descanso, mas os esforços para localizar o pescador desaparecido deverão continuar nos próximos dias.

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.