Técnico Comunitário (Gaza)

 


PERFIL DA VAGA

Se você tem paixão por trabalhar com comunidades, especialmente no apoio a estruturas de governança comunitária e meios de subsistência, idealmente com experiência em conservação, e se é uma pessoa organizada, motivada, capaz de trabalhar sob pressão, com boas habilidades de facilitação e comunicação com diversas partes interessadas, além de comprometida em causar um impacto positivo no meio ambiente, convidamos você a se candidatar a esta vaga.

OBJETIVO DO CARGO

O Técnico Comunitário ficará baseado no Distrito de Mapai e desempenhará um papel na gestão de iniciativas de subsistência, com foco em projetos agrícolas ao longo da Ligação Ecológica entre o Parque Nacional de Limpopo e o Parque Nacional de Banhine. O objetivo principal é apoiar e implementar práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, alinhadas com os objetivos do projeto NaturAfrica.

O candidato ideal terá uma sólida experiência em desenvolvimento rural, adaptação às mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, agricultura orgânica, irrigação (incluindo irrigação por gotejamento), agroflorestamento, desenvolvimento pecuário, sistemas integrados de agricultura e pecuária e acesso à água em áreas rurais.

DEVERES E RESPONSABILIDADES

Apoiar e implementar estratégias agrícolas e agroflorestais conforme descrito no documento do projeto, seguindo as recomendações aprovadas pelo Gerente do Projeto.

Desenvolver e implementar um pacote de treinamento (Agricultura Inteligente para o Clima) para a associação de agricultores (Formadores de formandos).

Supervisionar os principais agricultores envolvidos tanto em sistemas de irrigação quanto em agricultura de sequeiro (práticas de Agricultura Inteligente em relação ao Clima).

Colaborar com a Associação de Vida Selvagem de Moçambique no processo de identificação dos seis agricultores selecionados para terem suas propriedades cercadas como parte do projeto de coexistência entre humanos e animais selvagens.

Auxiliar no processo de revitalização, capacitação e legalização de pelo menos 10 Comitês de Gestão de Recursos Naturais ao longo da Ligação Ecológica;

Acompanhar as campanhas agrícolas e preparar as feiras agropecuárias, incluindo a gestão do sistema de vouchers.

Atuar como elo de ligação entre as comunidades locais, os serviços governamentais distritais em Mapai e Mabalane e as ONGs locais.

Colaborar com os departamentos distritais de pecuária para implementar atividades pecuárias e agropecuárias integradas, trabalhando em estreita colaboração com o Assistente Técnico e as equipes de Pastoreio para a Saúde.

Trabalhar em estreita colaboração com a Equipe do Programa de Desenvolvimento Comunitário para identificar um mecanismo adequado para um esquema de compensação para os agricultores afetados pela coexistência entre humanos e animais selvagens ao longo da área do corredor principal;

Apoiar a criação de outras iniciativas alternativas de geração de renda e trabalhar com o(a) Oficial de Salvaguardas e Igualdade de Gênero para identificar e apoiar grupos vulneráveis;

Colaborar com as autoridades distritais para identificar a localização do sistema de distribuição de água.

Deveres adicionais

Capacitar agricultores comunitários em agricultura climática inteligente e técnicas de proteção de cultivos.

Revitalizar, capacitar e legalizar os Comitês de Gestão de Recursos Naturais.

Preparar e submeter relatórios narrativos e técnicos mensais.

Fornecer feedback regular sobre as atividades de campo.

Contribuir para avaliações técnicas e produzir materiais de comunicação para divulgação.

REQUISITOS MÍNIMOS

Experiência mínima de cinco anos em projetos agrícolas.

Formação em Agricultura, Pecuária, Agroflorestamento, Zootecnia, Gestão de Recursos Naturais ou área relacionada (preferencial).

Domínio do MS Word, Excel e PowerPoint.

Fluência em português (escrito e falado) e inglês prático; conhecimento de chongane é uma vantagem.

Experiência em gestão de recursos naturais, uso da terra e desenvolvimento local.

É altamente desejável ter familiaridade com sistemas de agricultura de subsistência, produção agrícola e gestão de recursos baseada na comunidade.

Carteira de motorista válida.

Os candidatos interessados ​​são convidados a enviar um currículo (Curriculum Vitae) contendo endereço completo, número de telefone e endereço de e-mail. O prazo para envio é 25 de fevereiro de 2026 .

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.