Novo modelo de fogão desenvolvido na Província de Inhambane
#Jornal Top Musical
#Atualidade
#Moçambique
#Fique InformadoA província de Inhambane, sul do pais é considerada berço da criatividade tradicional, devido a subida do preço de gás e escassez de carvão naquela província, os residentes desenvolveram um modelo de fogão eficiente que não precisa de carvão e muito menos gás. Neste fogão pode se usar lascas de madeira, cafulos, lenhas entre outros materiais que facilmente pode ser encontrado a custo zero. O fogão não é móvel, é colocado no local onde queira que esteja e é feito de blocos e cimento.
A equipe da Top Musical, esteve na residência de uma senhora que usa mesmo tipo de fogão, ela disse para a construção deste fogão não precisa de muito material e custo de aquisição é muito reduzido olhando no tempo que este vai durar, e é fácil a sua reabilitação. Ainda ela enfatizou que é muito econômico, os materiais que se usa para acender o fogo facilmente podemos encontrar a custo zero e mesmo dentro do quintal, e ela disse que usa mais casca de coco uma vez que esse material na aquela província é abundante.
Este modelo de fogão veio facilitar a vida de algumas pessoas, que tinha dificuldades em adquirir, gás ou mesmo carvão, visto que nos últimos tempo o preço de carvão subiu bruscamente, no inicio deste ano um saco de carvão no distrito de Inharrime na província de Inhambane estava 500MT e agora custa 700Mt a 750Mt, lembrando que estes preços nas outras províncias pode estar a baixo, como na cidade de Maputo que um saco de carvao pode custar 1500Mt.
Diante a esta situação de vida estar cara, algumas pessoas olha este modelo como uma forma de reduzir dificuldades em obter a energia térmica para fazer suas refeições cotidianas. Aos interessados podem entrar em contacto com pedreiros mostrando esquema do fogão facilmente pode ser desenvolvido este fogão com qualquer pessoa que entende sobre construção.
Sem comentários
Deixe seu comentário