Governo Acusa Vulcan de Incumprimento Dos Padrões Ambientais


 Amineradora indiana Vulcan, responsável pela exploração de carvão, foi acusada de ultrapassar os limites de poluição e de não cumprir os padrões de qualidade ambiental estabelecidos para as suas operações em Moatize, na província de Tete. A acusação foi feita pela ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, em declarações recentes à Lusa.


Segundo a governante, “verificou-se que a Vulcan excedeu aquilo que são os limites de poluição, tendo realizado vários desmontes, que são actividades de detonações a nível da mina, sem observar os padrões de qualidade ambiental”. Estas actividades têm gerado preocupações entre os residentes de oito bairros em Moatize, que relataram um aumento significativo da poluição na região.


Os moradores expressaram a sua insatisfação numa carta enviada à empresa, onde afirmam que “as práticas de exploração mineira não se coadunam com qualquer que seja a vivência humana defendida e protegida no seio da Declaração Universal dos Direitos Humanos”. As comunidades locais têm sofrido com os impactos negativos da poluição, o que levou o Governo a tomar medidas para averiguar a situação.

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.