Nampula: SERNIC desmente o Tribunal e diz que seu agente não roubou ouro

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) desmentiu categoricamente as declarações do Tribunal Judicial da Província de Nampula, que davam conta da alegada detenção de um agente da corporação no âmbito do caso de roubo de ouro e gemas preciosas no distrito de Mogovolas.

Segundo a porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsinine, não existe nenhum agente do SERNIC envolvido com o caso. “Refutamos essa informação. Foi o próprio SERNIC que recebeu a denúncia, conduziu a investigação e executou os mandados de detenção. Não temos nenhum agente detido ou envolvido no caso”, afirmou a fonte esta quarta-feira (16), durante uma conferência de imprensa.

Entretanto, a fonte revelou ainda que, após a divulgação das alegações pelo tribunal, o SERNIC solicitou esclarecimentos formais. “Remetemos um ofício ao Tribunal Judicial da Cidade de Nampula, pedindo informações sobre a origem dessa declaração, por não corresponder aos factos apurados no terreno. Os cinco indivíduos detidos até agora são todos membros da Polícia da República de Moçambique (PRM) e não há qualquer agente do SERNIC envolvido”, reiterou.

A controvérsia surge numa altura em que o caso do roubo de gemas em Mogovolas tem provocado forte clamor público, dada a sensibilidade do sector mineiro e os prejuízos associados ao tráfico de recursos naturais. O SERNIC reafirma que continuará a agir com imparcialidade, legalidade e transparência, acompanhando de perto todos os desenvolvimentos relacionados ao caso.

“Estamos atentos. Aguardamos agora o pronunciamento oficial do tribunal sobre as razões que sustentam essa informação”, concluiu a porta-voz.

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.