Renamo denuncia existência de sabotadores e infiltrados dentro do partido
A Renamo voltou esta quarta-feira (17) a denunciar a existência de infiltrações e acções de sabotagem interna, alegadamente promovidas por forças externas interessadas em travar a ascensão do partido ao poder.
A denúncia foi desta vez foi assumida pelo general Fernando Matuazanga, em representação da Associação dos Combatentes pela Democracia (ACOLDE).
Falando em conferência de imprensa na cidade de Nampula, Matuazanga descreveu o momento como crítico para a integridade do partido, alertando para a presença de indivíduos infiltrados que estariam a promover o encerramento de delegações políticas e a exigir a demissão da actual liderança da Renamo, em clara violação dos canais estatutários e da disciplina interna.
“Existe um grupo que não quer ver a Renamo no poder. São os inimigos da verdadeira democracia em Moçambique. Sempre existiram, e continuam activos até hoje. A nossa democracia está doente porque há forças que a distorcem para impedir a alternância. E como agem? Tentam fragilizar a Renamo, infiltrando e manipulando alguns dos nossos”, denunciou.
Citado pela publicação do Jornal Rigor, o combatente sublinhou que estas manobras de divisão são bem conhecidas e seguem o velho método de “dividir para reinar”, estratégia que, segundo ele, tem sido usada historicamente contra a Renamo por actores que sempre se opuseram a uma mudança política real em Moçambique.
“Apelamos aos membros e à sociedade para não se deixarem enganar. Estas manobras visam desorganizar o partido e frustrar os ideais democráticos pelos quais muitos deram a vida.”
Apesar da gravidade das acusações, Fernando Matuazanga assegurou que a Renamo permanece firme, estruturada e aberta ao diálogo interno, e reforçou a importância do respeito pelos mecanismos e órgãos do partido. “A Renamo tem os seus órgãos próprios. Toda e qualquer preocupação, legítima ou não, deve ser tratada nos canais internos. Os assuntos da casa não se resolvem na rua.”
Sem comentários
Deixe seu comentário