Navio ancorado em Xai-Xai partiu de Singapura e tem como destino Malta: “Não constitui nenhum perigo”, dizem as autoridades
Depois de cinco dias de mistério, as autoridades marítimas em Gaza confirmaram que o navio ancorado ao largo da Praia de Xai-Xai veio de Singapura e tem como destino Malta. A embarcação está parada desde segunda-feira devido ao mau tempo e à sensibilidade da carga- turbinas eólicas.
Segundo Pelágio Duvane, delegado do INTRASMAR, o navio transporta 21 tripulantes, passou por inspeção militar e está legalmente autorizado a permanecer nas águas moçambicanas. A partida está prevista para este sábado à noite ou domingo de manhã.
A ausência de comunicação inicial gerou especulações, mas a tripulação garante que enviou um e-mail ao Porto de Maputo, sem resposta. As autoridades prometeram melhorar a vigilância marítima.
Um graneleiro é um navio mercante especialmente projectado para transportar carga a granel não embalada – como grãos, carvão, minério, bobinas de aço e cimento nos seus porões de carga.
O navio graneleiro YANGZE 8, registado na Libéria (bandeira liberiana), partiu do porto de Tianjin, China, em 14 de Junho de 2025, às 09:43 (horário local) e estima-se que o mesmo chegue no dia 6 de Agosto de 2025, quando forem (horário local).
Lembre-se que neste Sábado (19.07) um grupo da Marinha de Guerra das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) foi destacado para aferir a situação no terreno e que vem agitando a sociedade e levanta sérios questionamentos sobre a segurança marítima no País, mas durante o percurso quase terminava em tragédia, uma vez que a embarcação em que seguia não era apropriada para a operação
Sem comentários
Deixe seu comentário