Vagas: (04)(Mudanças Climáticas e Meio Ambiente) (P)

Contexto

O Programa de Migração, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Redução de Riscos (MECR) da OIM em Moçambique busca contribuir para o desenvolvimento sustentável de longo prazo, reduzindo o risco de desastres e fortalecendo a resiliência de pessoas deslocadas e comunidades em risco de deslocamento no contexto das mudanças climáticas e degradação ambiental e, portanto, criar condições para que a migração seja usada como uma estratégia de adaptação e uma escolha.

Sob a supervisão geral do Chefe da Unidade de Coordenação de Paz e Desenvolvimento (PDCU) e a supervisão direta do Gerente do Programa (MECR), o Oficial de Projeto (Mudanças Climáticas e Meio Ambiente) apoiará o Programa de Migração, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Redução de Riscos (MECR) da OIM em Moçambique, fornecendo informações técnicas, contribuindo para o desenvolvimento e coordenando a implementação de atividades, ferramentas, diretrizes e avaliações relacionadas à implementação de projetos existentes sobre Redução de Riscos de Desastres (RRD), meio ambiente e medidas de adaptação às mudanças climáticas, incluindo soluções baseadas na natureza e meios de subsistência alternativos.

Responsabilidades

1. Fornecer suporte técnico e insumos para o desenvolvimento de ferramentas e metodologias para implementar programas de meios de subsistência, soluções baseadas na natureza e engajamento comunitário.

2. Coordenar/facilitar estreitamente os parceiros para auxiliar na qualidade, pontualidade e alinhamento com os planos de trabalho do projeto, orçamentos e requisitos dos doadores. Participar de reuniões regulares de revisão e resolução de problemas com os parceiros.

3. Fornecer suporte técnico para o desenvolvimento e implementação de sistemas de monitoramento para acompanhar o progresso e os resultados das atividades de campo, com foco na coleta de dados para gerenciamento e aprendizado adaptativos.

4. Elaborar e/ou produzir relatórios/produtos de conhecimento que capturem as melhores práticas e lições aprendidas com o projeto para serem incorporadas em futuros projetos de energia implementados pela OIM e outras organizações humanitárias.

5. Coordenar estreitamente com a equipe de comunicação para produzir ferramentas e materiais de comunicação e visibilidade que envolvam doadores e partes interessadas de forma mais eficaz.

6. Coordenar estreitamente com outros programas da OIM, incluindo, mas não se limitando a, Matriz de Rastreamento de Deslocamento (DTM), Coordenação de Acampamentos e Gestão de Acampamentos (CCCM) e outras unidades relevantes, para facilitar e incentivar a coerência, a complementaridade e a integração intersetorial das atividades do projeto.

7. Supervisionar e orientar as equipes de campo envolvidas na implementação das atividades, facilitando um ambiente de equipe colaborativo e responsável, com responsabilidades e padrões de desempenho claros.

8. Monitorar o trabalho dos consultores recrutados para a implementação das atividades para entrega pontual e de alta qualidade das atividades.

9. Fornecer ao Oficial de Programa (MECR) e aos colegas relatores atualizações programáticas e outras contribuições relacionadas ao projeto e programa, conforme exigido pelo(s) doador(es) e pela OIM.

10. Executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Qualificações

Educação

  • Mestrado na área de Desenvolvimento Econômico, Estudos de Desenvolvimento, Ciências Ambientais, Estudos Sociais ou área relacionada de uma instituição acadêmica credenciada com dois anos de experiência profissional; ou
  • Diploma universitário nas áreas acima com quatro anos de experiência relevante.

Universidades credenciadas são aquelas listadas no  Banco de Dados Mundial de Educação Superior da UNESCO.

Experiência

  • É necessária experiência no desenvolvimento e/ou implementação de atividades e ferramentas de campo com foco na adaptação às mudanças climáticas ou meios de subsistência sustentáveis;
  • É necessária experiência de trabalho em coordenação e monitoramento de equipe de campo;
  • É necessária experiência de trabalho em coordenação e monitoramento de parceiros de implementação para controle de qualidade, entrega pontual e adesão aos planos de trabalho do projeto e aos requisitos do doador;
  • É necessária experiência na condução ou suporte de avaliações, coleta de dados e desenvolvimento de indicadores para projetos focados em meio ambiente, adaptação climática ou serviços ecossistêmicos;
  • É necessária experiência na implementação de projetos humanitários ou de desenvolvimento;
  • Experiência na implementação de projetos em áreas afetadas por desastres e cenários de deslocamento é altamente desejável;
  • Experiência em trabalhar com parceiros de implementação;
  • A experiência com o contexto de Moçambique será uma vantagem; e,
  • Sólido conhecimento e experiência em engajamento comunitário e abordagens participativas.

Sem comentários

Deixe seu comentário

Com tecnologia do Blogger.