Assistente de Monitoramento SC4 (Localização em Vários Distritos) - Pemba
SOBRE O PMA
O Programa Mundial de Alimentos é a maior organização humanitária do mundo, que salva vidas em emergências e utiliza a assistência alimentar para construir um caminho rumo à paz, estabilidade e prosperidade para pessoas que se recuperam de conflitos, desastres e do impacto das mudanças climáticas.
No PMA, as pessoas estão no centro de tudo o que fazemos e a visão para o futuro da força de trabalho do PMA é a de equipes diversas, comprometidas, qualificadas e de alto desempenho, selecionadas por mérito, atuando em um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, vivenciando os valores do PMA (Integridade, Colaboração, Compromisso, Humanidade e Inclusão) e trabalhando com parceiros para salvar e transformar a vida daqueles que o PMA atende.
Para saber mais sobre o PMA, visite nosso site:https://www.wfp.org Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das nossas últimas notícias:YouTube,LinkedIn,Instagram,Facebook,Twitter,TikTok.
POR QUE SE JUNTAR AO PMA?
O PMA (Programa Mundial de Alimentos) foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz de 2020.
O PMA oferece um ambiente de trabalho altamente inclusivo, diversificado e multicultural.
O PMA investe no desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários por meio de uma variedade de treinamentos, certificações, coaching, mentoria e outros programas, bem como por meio de oportunidades de mobilidade interna.
Uma carreira no PMA oferece uma oportunidade empolgante de trabalhar em diversos escritórios nacionais, regionais e globais ao redor do mundo, e com colegas apaixonados que trabalham incansavelmente para garantir que a assistência humanitária eficaz chegue a milhões de pessoas em todo o planeta.
Oferecemos um pacote de remuneração atrativo (consulte a seção Termos e Condições deste anúncio de vaga).
CONTEXTO ORGANIZACIONAL:
Para garantir o monitoramento adequado do Plano Estratégico de País (PEP) do PMA, o Escritório do PMA em Moçambique investiu no fortalecimento de sua capacidade de monitoramento e avaliação (M&A). Isso incluiu, entre outras medidas, a criação de uma equipe dedicada de M&A, a atualização do Plano de Monitoramento, Revisão e Avaliação do Escritório do PMA e o desenvolvimento dos Requisitos Mínimos de Monitoramento para Moçambique.
Como parte dos investimentos na função de monitoramento, o Escritório do PMA tem trabalhado no fortalecimento da capacidade da equipe de M&A dedicada a monitorar cada Atividade/Programa do PEP no escritório do país e os Pontos Focais nos escritórios de campo. Nos distritos e localidades onde o PMA implementa seu portfólio de país, o PMA está dedicando esforços para consolidar uma equipe de monitores de campo para realizar todas as atividades relacionadas ao monitoramento, garantindo a cobertura do monitoramento e atendendo aos padrões corporativos, ao mesmo tempo em que segrega as funções relevantes ao longo do processo.
Sob a supervisão do Assistente de Monitoramento e Avaliação do escritório regional do PMA em Pemba e do Líder da Equipe de Monitoramento e Avaliação no escritório de país, o(a) titular da vaga será responsável pela implementação de todas as atividades relacionadas ao monitoramento, detalhadas nas atribuições abaixo.
OBJETIVO DO CARGO:
Realizar atividades de monitoramento dentro de uma área de cobertura específica e fornecer relatórios para apoiar a entrega eficaz de pacotes de assistência.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES (lista não exaustiva):
1. Verificar os movimentos e a distribuição planejados de alimentos ou itens não alimentares, relatar problemas ou discrepâncias ao supervisor para a resolução oportuna dos problemas e para garantir que a quantidade distribuída e a qualidade da operação estejam em conformidade com os padrões do PMA e o Acordo de Nível de Campo (FLA) relevante.
2. Manter registros de informações e monitorar a documentação do plano, como registros de movimentação de mercadorias e listas de verificação do programa, a fim de auxiliar na entrega e distribuição eficazes de itens alimentícios ou não alimentícios.
3. Reunir os dados do(s) programa(s) de assistência de acordo com instruções claras, a fim de apoiar as revisões do programa e a tomada de decisões informadas.
4. Interagir com parceiros de cooperação e contrapartes internas para coletar feedback e comentários que apoiem as revisões de programas e aprimorem os serviços.
OUTROS REQUISITOS PARA A VAGA:
A seguir, são apresentados os requisitos detalhados associados às atividades de monitoramento:
9. Monitoramento de processos:
a. Monitorar os programas do PMA no(s) distrito(s) sob a responsabilidade do Monitor de Campo, conforme os Requisitos Mínimos de Monitoramento de Moçambique, os Planos de Monitoramento Mensais e Trimestrais e as orientações recebidas das equipes de monitoramento do país e dos escritórios de campo.
b. Elaborar planos de trabalho mensais e relatórios mensais das atividades de monitoramento.
c. Submeter relatórios de incidentes por meio do SugarCRM e outras ferramentas corporativas e desenvolvidas pelo país, e realizar o acompanhamento, conforme necessário, com base nas orientações fornecidas.
10. Monitoramento de resultados:
a. Apoio na coleta de dados qualitativos e quantitativos para o monitoramento de resultados, por meio da coordenação com as autoridades locais e da supervisão das equipes de recenseadores.
11. Mecanismos de Feedback da Comunidade (MFCs):
a. Em conformidade com os procedimentos operacionais padrão dos MFCs, monitorar se os MFCs estão em funcionamento; abrir as caixas de sugestões e registrar os casos recebidos na plataforma de gerenciamento de casos, quando relevante; e relatar e escalar imediatamente casos de proteção, segurança e outros casos altamente sensíveis.
12. Executar outras tarefas relevantes, conforme necessário.
EXPERIÊNCIAS DESEJADAS PARA O CARGO:
Possui experiência na coleta e análise de dados sobre resultados e impactos de programas.
Conhecimento geral dos sistemas e normas de monitoramento e avaliação do PMA (Programa Mundial de Alimentos).
Participou na implementação de programas técnicos (por exemplo, nutrição, preparação e resposta a emergências, proteção social, meios de subsistência, etc.).
É desejável experiência prévia em operações humanitárias ou de desenvolvimento em Moçambique.
Possui experiência na utilização de sistemas e normas de monitoramento do PMA (Programa Mundial de Alimentos).
Possui experiência na construção e manutenção de relações com partes interessadas externas, como ONGs locais, autoridades governamentais e outros parceiros de implementação.
Possui comprovada capacidade de adaptação às mudanças nas exigências do programa e aos desafios operacionais, mantendo altos padrões de monitoramento.
Possui capacidade para trabalhar em equipes multifuncionais e estabelecer relações de trabalho eficazes com pessoas de diferentes origens nacionais e culturais.
Possui conhecimento comprovado do pacote Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint).
Possui experiência em trabalhar com softwares de coleta de dados (ODK, KoBo).
Possui boas habilidades analíticas e de resolução de problemas.
Possui habilidade para comunicar ideias com clareza, tanto oralmente quanto por escrito.
De acordo com a legislação moçambicana, é requisito saber conduzir uma moto de 250cc com carta de condução válida (tipo "A").
REQUISITOS MÍNIMOS PADRÃO:
Educação: Conclusão do ensino secundário.
Experiência: Mínimo de 4 anos de experiência profissional relacionada.
Idioma: Fluência em português, tanto oral quanto escrita. Conhecimento do idioma local, nhungue, é desejável. Conhecimento prático de inglês é uma vantagem.
Link de candidatura:
Tipo de contrato: Contrato de prestação de serviços, SC4
Local de trabalho: Pemba
Duração: 6 meses
Esta vaga destina-se exclusivamente a cidadãos moçambicanos.
Candidatas qualificadas são fortemente encorajadas a se candidatar.
PRAZO PARA INSCRIÇÕES:
16 de fevereiro de 2025
5. Receber e reunir comentários e feedback de parceiros cooperantes e beneficiários para triangular os resultados do monitoramento e apoiar a identificação de problemas programáticos, visando promover operações eficientes.
6. Orientar os parceiros cooperantes sobre as ferramentas e métodos de monitoramento do PMA, a fim de apoiá-los na realização de tarefas de automonitoramento e contribuir para a visibilidade do PMA nas áreas de cobertura.
7. Elaborar relatórios de missões de campo para documentar as atividades de monitoramento do programa.
8. Durante emergências, seguir os processos e procedimentos de resposta a emergências estabelecidos para o monitoramento da assistência alimentar emergencia.

Sem comentários
Deixe seu comentário