Última Hora: PGR notifica Venâncio Mondlane em meio a suspeitas de detenção
O ex-candidato presidencial, Venâncio Mondlane, foi notificado a comparecer na Procuradoria-Geral da República (PGR), amanhã (terça-feira, 22), acompanhado de um advogado.
A informação foi avançada há momentos por Mondlane, após desembarcar no Aeroporto Internacional de Maputo, regressado da Europa.
A notificação “é para tomar conhecimento sobre as respostas recaídas sobre requerimentos apresentados”.
A revelação ocorre em meio a rumores de haver já sido emitida uma ordem de captura contra a sua pessoa. A mesma, conforme avançou ainda na Europa, devia ser cumprida à sua chegada a Maputo. Mas tal não ocorreu.
“Provavelmente a expectativa que vocês tinham para hoje pode ser [cumprida] amanhã às 10h porque é amanhã que eu vou à Procuradoria” disse.
O documento, conforme referiu, não especifica sobre que requerimento em específico a PGR se refere, considerando os vários expedientes que submeteu à PGR desde 2023.
Falando a jornalistas, Mondlane recordou que o seu regresso do “exílio”, no início do ano, de onde comandou protestos contra resultados das eleições gerais de 2024, se deveu a necessidade de enfrentar a justiça, desfazendo rumores sobre ele estar em fuga.
“Portanto, não há problema nenhum. Eu estou psicologicamente, espiritualmente e emocionalmente pronto para todo o tipo de situações” disse, assegurando que não tem qualquer tipo de represália. “Eu estou pronto a todos os níveis, a 150%, para tudo que seja consequência humana”.
Ainda assim, desconfia do fim último por detrás de celeridade pouco habitual da PGR em ter recebido a notificação imediatamente a sua chegada, quanto mais para se fazer acompanhar de advogado. “Eu acredito que deve ser uma coisa um pouco sinistra”.
Sem comentários
Deixe seu comentário